6 de junho de 2010

CRÓNICA DE RICARDO ARAUJO PEREIRA SOBRE MILEY CYRUS


"Esperava-se que a passagem de Miley Cyrus por Portugal estimulasse uma reflexão profunda acerca do fenómeno Hannah Montana. Tal não sucedeu. Não houve um único colunista português que tenha dedicado cinco minutos a pensar na menina de 16 anos que todos os pais de crianças pré-adolescentes desejam que contraia uma amigdalite que a impeça de cantar até 2025. Pois bem, esse silêncio acaba hoje.

Hannah Montana é uma série televisiva cuja protagonista leva uma vida normal durante o dia e, à noite, em segredo, veste uma roupa provocante e sai de casa para ir trabalhar. Esqueci-me de dizer que se trata de uma série infantil. E que a protagonista trabalha à noite como cantora. Os leitores que já se tinham precipitado para o canal Disney devem sentir-se fortemente envergonhados e procurar tratamento.

A série conta a história de Miley Stewart, uma adolescente normal e pacata frequentadora da escola que tem, no entanto, uma identidade secreta: depois das aulas, beneficiando de um astuto disfarce que consiste numa cabeleira loira, encanta o mundo inteiro como Hannah Montana, uma estrela pop de indumentária galdéria. Ou seja, durante o dia é uma vulgar rapariga, durante a noite é uma rapariga vulgar.

Miley Cyrus, a actriz que faz de Miley Stweart e Hannah Montana, acaba de dar, no Rock in Rio, um concerto que, nos primeiros cinco minutos, foi o mais concorrido do festival. O concerto começou às 22h00 e, às 22h05, 70% da plateia já tinha ido para casa fazer ó-ó, pois estava com soninho. Mas Miley bateu, ainda assim, o recorde de assistência, deixando para trás, por exemplo, Elton John. Ambos os artistas vestem lantejoulas, mas o público distingue claramente aquele que prefere.

Mas o mais interessante em Hannah Montana talvez seja o modo como a série contribui para um mundo mais moderno e mais tolerante. Hannah Montana é uma referência e uma inspiração para pais travestis de todo o mundo. "Vês, Pedrinho? O papá é como a Hannah Montana: à noite põe uma peruca loira e passa a ser outra pessoa. Não é decadente, é fofinho. Não é estranho, é Disney." Talvez seja este o fascínio de Hannah Montana: uma estrela que sabe encantar as crianças mas também consegue ser entusiasmar o mundo do transformismo. Não há muitos artistas que se possam gabar do mesmo. E, aqui para nós, ainda bem."
nem acredito no que acabei de ler... ='''''( assim arruínam com a minha carreira...
com tristeza, hannah montana

6 comentários:

  1. Depois disto só tenho uma coisa a confessar:
    Abençoado Ricardo por dizer algo que eu nunca tive coragem de te dizer, Hannah. Mesmo assim espero que a nossa amizade não termine aqui, visto que as verduras e os legumes têm características benéficas para a tua voz, sendo a sopa um óptimo aglomerado de proteínas e nutrientes, que te permite ficar com esse corpinho. E pronto, espero que continues a fazer a tua "carreira" do jeito que quiseres, seja à noite ou durante o dia. E que continues a (tentar) apanhar bocados de ar com as mãos como fazes num dos teus videoclips (sei que tens uma explicação plausível para isso, eu sei!, apesar de nunca ter conseguido descobrir... ;_;)
    Enfim... Estou contigo! ;_;

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=PTMgH4el4Hk&feature=player_embedded

    "Eis senão quando (aos 1m05s), Miley se debruça sobre uma das bailarinas do seu corpo coreográfico para aquilo que parece ter sido um intenso beijo."

    Hannah Montana, viraste agora, foi? :|

    ResponderExcluir
  3. se reparar é apenas parte da coreografia... se observar com alguma atenção verifica que não existe qualquer beijo, sendo tudo encenado com a ajuda dos meus longos cabelos,
    sem mais a dizer,
    hannah montana.

    ResponderExcluir
  4. "Alguns dias depois da polémica actuação no programa televisivo Britain's Got Talent , Miley Cyrus voltou a "simular" um beijo lésbico durante uma actuação na discoteca gay londrina Heaven."

    Isso faz parte de todas as tuas coreografias agora, é? Beijar meninas? Achas bem??? Eu se fosse a ti tinha vergonha nessa cara e nessa boca!!! Andares praí a beijar fêmeas como tu! Havias de apanhar herpes, oh minha sapa! -.-

    ResponderExcluir
  5. Venho por este meio prestar a minha mais sincera indignação pelas críticas feitas às opções artísticas e profissionais da Hannah, pois é um facto que a crise chegou a todos e a rapariga teve que se desenvencilhar e arranjar dois empregos: um de dia e outro de noite...
    As cabeleiras loiras sao caras e a Hannah sabe disso... há que juntar uns trocos...
    Força Hannah!
    Quando sair o teu novo album, eu compro... até lá.... Im gonna put myself à escuta xD

    ResponderExcluir
  6. Kitty Choques, acho que a Hannah aproveita e compra as suas perucas loiras nas lojas dos chineses ... São mais baratas, a miúda poupa uns Euros ... E pode trabalhar à mesma xD

    ResponderExcluir